BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ISSO É O QUE SOMOS! - DRIKIDS

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mães espirituais I

Como você já sabe por experiência pessoal, o coração é o órgão vital da vida. É obvio para todos que o coração ocupa o lugar principal no corpo físico. Mas o coração, como usado na Bíblia, também sustenta toda nossa atividade mental e moral, inclusive a emocional, a habilidade de raciocinar e a vontade. O coração também é usado figuradamente para a “secreta primavera da vida pessoal”. Por isso, Deus nos adverte e instrui para guardar “com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”(Pv 4.23).
Em outras palavras, nós “mostramos todo o nosso ser para Deus...[e] o coração é o primeiro. Ele fala da vida interior, da mente, dos pensamentos, dos motivos e dos desejos. A mente é a fonte de onde as ações fluem. Se a fonte é pura, o riacho que flui dela é puro. Como um homem pensa, assim ele é”.
Contudo, o que isso tem a ver com ser mãe? Primeiro, precisamos saber quão importante é o coração de nosso aluno. W.E. Vine, ao dar perspectivas a partir de Mateus 15 : 19.20, escreveu: “A depravação humana está no ‘coração’, porque o pecado é um princípio que tem lugar na vida interior do homem e, assim, ‘corrompe’ todo o circuito de suas ações”. Essa é a má notícia. Mas, a segunda (e aqui estão as boas novas), as Escrituras julgam o coração como “a esfera da influência divina” (veja Romanos 2.15, Atos 15.9).
Aqui, portanto, minha companheira, está nosso duplo desafio. Para educar (e manter em educação!) um aluno segundo o coração de Deus, devemos ir até o fundo do tenro coração de nosso aluno e plantar a semente da palavra de Deus enquanto oramos fervorosamente pela “influência divina”. Ao mesmo tempo, devemos nos dedicar a ensinar, com diligência, sobre o pecado, como lidar com ele, além de disciplinar o pecado que é parte da vida de toda criança.
Mas onde começa todo esse serviço materno de compromisso, de oração, de dedicação, de negociação e de disciplina? Ele começa em seu coração, querida tia!!
Como tias, nosso trabalho designado por Deus é criar filhos segundo o coração de Deus – filhos que procurem obedecer ao Senhor e, confiantemente, conheçam a salvação por meio de Jesus Cristo. Deus quer que nosso foco seja o dar nosso coração, alma, mente, força e tempo para influenciar e moldar o coração de nossos alunos para que eles se voltem para Ele e Seus propósitos.

Crianças Com Um Coração Segundo DeusVocê, provavelmente, pode pensar em homens e mulheres da Bíblia que tinham o coração segundo Deus, que caminharam segundo o Senhor. Mas há também uma quantidade de crianças na Bíblia que tinham o coração segundo Deus, das mais variadas faixas etárias, desde pré-escolares e pré-adolescentes até jovens adultos. Essas crianças amaram e serviram a Deus de várias maneiras. E cada uma de suas histórias tem lições para nós como mães segundo o coração de Deus, independente da idade de nossos alunos.
SAMUEL – todos, desde as criancinhas até as avós, gostam da mesma maneira da história da resposta do menino Samuel ao chamado de Deus. (Você pode ler sobre essa parte da vida de Samuel em 1Samuel 3.1-21). Isso é o que sonhamos para o desenvolvimento de nossos alunos... Que eles nunca saibam o que é não amar e não seguir a Deus. Esta é a maneira como vejo Samuel. Ele é um jovem menino como muitos que, com cerca de doze ou treze anos, crê, ouve o chamado de Deus.... e responde a Ele. O que tornou Samuel uma criança segundo o coração de Deus? Em 1Samuel 3, lemos que:
O Senhor Chamou: Samuel! Samuel!
Ele respondeu: Eis-me aqui.
Depois veio o Senhor, parou e
Chamou como das outras vezes...
Ao que respondeu Samuel:
Fala, porque o teu servo ouve (v.4.10).
De onde surge um coração desses? Certamente, primeiro e principalmente, ele vem do próprio Deus. Ele é o Executor e o Criador de todas as coisas , inclusive o coração que ouve, escuta, responde e corresponde a Ele. Mas no rodapé dessa correta correspondência podemos acrescentar “[...} e da mãe de Samuel”. Quem foi ela? Seu nome era Ana, uma mulher que orou a Deus e fez um voto, dizendo: “ Ó Senhor dos exércitos! Se deveras atentares para a aflição da tua serva [...]mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida

(1Sm 1.11)”
A resposta a essa oração do coração de Ana foi Samuel... Que foi dedicado ao Senhor antes de ser concebido! E para cumprir seu voto, Ana levou Samuel à casa do Senhor, em Silo, após ser desmamado, quando ele tinha cerca de três anos. E ela levou seu pequeno filho para Eli, sacerdote de Deus, para ser criado sob sua supervisão direta e instruído à sombra da casa do Senhor.
Aos três anos, parecia que o pequeno Samuel estava em seu caminho para se tornar uma criança segundo o coração de Deus. Desde a mais tenra idade, ele “[...] ficou servindo ao Senhor perante o sacerdote Eli” (1Sm 2.11). Onde seu coração começou a ser moldado? De novo, tudo começou no plano de Deus. Mas outro fator no plano de Deus foi a fidelidade daquela mãe segundo o coração de Deus.
Imagine o fervoroso amor dela por Deus, o conhecimento que Ana tinha de Deus por meio do Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia) e sua conduta perante o povo ao longo da História. Imagine o seu intenso ensino ao seu pequeno e suas apaixonadas orações a seu favor quando ela preparou para levar seu pré-escolar a Siló.
Ora para que eu e você tenhamos tão ardente dedicação a Deus – bem como semelhante dedicação em ensinar e instruir nossos alunos.

Davi - Foi o primeiro homem segundo o coração de Deus (veja 1 Samuel 13.14). Mas ele também foi um menino segundo o coração de Deus. Os estudiosos acreditam que Davi tinha entre dez e dezesseis anos quando Samuel, que cresceu para ser um profeta e sacerdote, o ungiu para ser rei de Judá. O jovem foi criado para ser pastor. E lá, no declive das ondulantes colinas de Judá, Davi, já um jovem apaixonado por Deus, enquanto tomava conta das ovelhas de seu pai, escreveu orações para Deus e as cantou ao Senhor em seu instrumento de cordas. Um estudioso, quando concluiu o estudo sobre a vida de Davi, escreveu: “ É impossível superestimar as grandes coisas que se tornam possíveis quando uma jovem vida é entregue ao Deus Todo-Poderoso”.
E de onde vem um coração tão brando para Deus em um menino pequeno? É claro, isso começa no plano soberano de Deus. Mas observe também a árvore genealógica espiritual de Davi: Salmom [que casou com Raabe] gerou a Boaz e Boaz [que casou com Rute] gerou a Obede, Obede gerou Jessé, e Jessé gerou a Davi (Rt 4.21-22).
Esses homens e mulheres, maridos e esposas, pais e mães e avós cheios de fé e eram usados por Deus. A Bíblia não nos conta muito sobre os pais de Davi, mas nos conta sobre a linhagem de Davi e sobre seu amor por Deus desde a sua juventude... Bem como seu conhecimento de Deus veio de alguma fonte fiel e obediente.
Daniel e seus amigos – Todos amam também a incrível narrativa de Daniel e de seus três amigos – Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – levados cativos para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor, lá eles foram selecionados para uma cuidadosa instrução para servir o rei. Afirmo que eles eram “ o melhor dos melhores” porque os jovens, para ser preparado para o serviço governamental real, tinham de ser bonitos, fisicamente perfeitos, mentalmente espertos e socialmente equilibrados e polidos (Daniel 1.4). Mas você sabia que muitos estudiosos acreditam que esses quatro amigos, no início do livro de Daniel, eram adolescentes, “crianças... com certeza de catorze ou dezessete anos?.
E quem era os pais de Daniel e de seus amigos? Ninguém sabe com certeza. Mas eis aqui o que sabemos. Esses quatro prisioneiros eram “filhos de Israel” (v.3): descendentes do patriarca Jacó. Eles também eram de linhagem real. Em outras palavras, eles eram da família de Davi.
Na adolescência quando tantos jovens questionam ou fogem de sua criação, esses jovens fizeram o oposto. De fato, eles queriam tomar a decisão que honrava a Deus e permaneceram firmes em sua fé....mesmo que isso significasse a morte.
Você está entendendo isso, querida tia? Como mães segundo o coração de Deus, devemos educar, instruir e aconselhar nossos alunos a cada oportunidade que se apresenta. A verdade de Deus deve ser comunicada a eles. E precisamos orar, orar e orar para que Deus inscreva nosso ensino fiel de sua Palavra no coração de nossos alunos. Pois quem sabe – como Daniel e sua turma – que momentos e escolhas difíceis surgirão para os nossos amados alunos?
Timóteo – eis aqui outro jovem
Homem segundo o coração de Deus. Quando Timóteo estava, muito provavelmente, no fim da adolescência ou início da década dos vinte anos, o apóstolo Paulo se referiu a ele como “ meu verdadeiro filho na fé “ (1TM 1.2). com o tempo, esse jovem tornou-se discípulo de Paulo e o braço direito desse apóstolo. Como isso aconteceu? E, de qualquer maneira, quem era Timóteo? Eis aqui o que sabemos sobre sua família.
- O pai de Timóteo era gentio e “grego” (AT16.1) e não acreditava em Jesus Cristo.
- A avó de Timóteo, Loide, era uma judia que conhecia e compreendia o Antigo Testamento muito bem para responder ao evangelho de Cristo quando Paulo e Barnabé vêm à cidade dela (At. 14.6,7,21,22).
- A mãe de Timóteo, Eunice, era “uma judia crente” (At. 16.1) e ajudou sua mãe Loide abraçar Cristo como seu Salvador.
- Sobre Eunice e Loide, Paulo escreveu para Timóteo: “[...] trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de quem também habita em ti” (2Tm 1.5).

Assim, como surge um Timóteo? Em que fornalha foi forjado esse jovem piedoso? Primeiro e principalmente, de Deus. E, adicionalmente, do coração da família e das orações dela. No caso de Timóteo, foram duas parentes piedosas – mãe e avó dedicadas. Ainda que seu pai não acreditasse em Cristo, Deus colocou mulheres piedosas na vida do menino Timóteo, um time espiritual de primeira. E elas forneceram a semente e cultivaram o solo em que sua fé em Cristo se enraizou, floresceu, e cresceu.
Você precisa de incentivo? Coloque estas palavras no coração: “A mãe de Timóteo, apesar da divisão dentro de sua casa, instilou nele o caráter da fidelidade que ele carregou em sua vida adulta. Deixe seus [alunos]... conhecerem sua fé em Cristo”.
Maria – Aqui está uma jovem mulher segundo o coração de Deus. Maria, a mãe do Senhor, tinha apenas catorze anos quando achou “graça diante de Deus” (Lc1.30). ela foi escolhida para ser o vaso humano para a vinda física do Filho do Homem ao mundo. Ela era uma mulher nobre, rica ou culta? Não. Ela era casada com alguém de destaque na sociedade? Não. Na verdade, ela não era casada.
Bem, então quem era ela? Que qualificações Maria tinha para ser abençoada e honrada..., bem como para merecer a confiança de Deus? O motivo de ela ser escolhida era o foco que tinha em seu coração. Veja, Maria era uma mulher – embora jovem – segundo o coração de Deus. Ouvimos o coração de Maria em relação a Deus nestas duas ocasiões:
- A resposta de Maria para Deus – Quando soube das coisas misteriosas que estavam para acontecer com ela – sobre os detalhes do nascimento de Jesus – Maria respondeu: “ Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”(Lc 1.38).
- A resposta de Maria em oração – Jesus, o filho de Maria, disse: “[...] pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12.34). e é exatamente isso que ouvimos no “cântico de Maria” (veja Lc 1.46-55).

De seu meigo e jovem coração jorra a própria Palavra de Deus. Ele espelha as orações, a lei, os salmos e os profetas da Bíblia, os quais Maria sabe de cor, e os lábios dela deixam escoar o conteúdo de seu coração. Seu coração, sua alma e sua mente estão embebidos com a verdade de Deus.
Como pode ser isso? Como tal coisa pode acontecer para uma simples adolescente – e ser verdade? Sabemos que isso foi obra de Deus... e a escolha de Deus. A jovem Maria encontrou favor junto a Ele, e o Senhor a agraciou e abençoou entre todas as mulheres (Lc 1.42).
E quem eram os pais dela? Não sabemos. Mas sabemos que, culturalmente, principalmente em casa, Maria foi ensinada, encorajada, instruída e educada nas Escrituras.


Resposta do Coração
Você está animada para viver como tia-mãe o plano de Deus para a sua vida? Encorajada a fazer isso? Sedenta por isso? Fazer as coisas do jeito de Deus sempre é um assunto do coração. Isso inclui escolher focar seu coração em criar seus alunos-filhos da maneira de Deus e orar a cada segundo para que eles desenvolvam um coração segundo Deus.
Querida tia, não importa qual seja sua situação na sala de aula – se seus alunos crêem em Jesus Cristo ou não, se eles são jovens ou mais velhos, se os pais deles são cristão ou não, procure fazer o melhor possível agora. A partir deste segundo, dê o melhor de você.
E como você quer que seus alunos-filhos amem e sigam a Deus, foque seu coração em Deus e deixe que seus alunos-filhos vejam que você ama e segue a Deus. Apenas seja tia segundo o coração de Deus. Ele a ajudará a cuidar de tudo o mais.



Extraído e adaptado do Livro:
“Mãe Segundo o coração de Deus”
Elizabete George

Nenhum comentário:

Postar um comentário