BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

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terça-feira, 9 de abril de 2013

SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM - PARTE 1


SOCORRO MEUS ALUNOS SUMIRAM

SOCORRO ! MEUS ALUNOS SUMIRAM!

Socorro! Meus alunos sumiram!


Ray Johnston
Editora Betânea
(com adaptações)

PRIMEIRA PARTE



CINQUENTA MANEIRAS DE TORNAR A ESCOLA DOMINICAL MAIS VIBRANTE

1 - DE AOS SEUS ALUNOS CONTEÚDO

Quatro elementos são essenciais para que as aulas de escola dominical funcionem: Conteúdo, Ação, Relacionamentos e Experiência. Juntos formam a sigla inglesa C.A.R.E., cuja pronuncia "quer", e significa amar, cuidar, ter interesse.
Tradicionalmente, as escolas dominicais têm se caracterizado por um só componente (conteúdo), e pouca coisa dos outros três. Isso já levou muitos adolescentes a achar essa escola no domingo um lugar chato, impessoal, onde eles recebem informações e quase nada mais. Mas se você bolar um programa contendo os quatro componentes da sigla, ira maximizar o que os garotos aprendem (e provavelmente eles vão gostar disso!)
O processo começa com conteúdo. Que assuntos você vai ensinar? Algumas vezes escolhemos um tópico apenas porque esta na revista que nossa igreja adota. Em outras, porque cremos que os alunos precisam saber determinada matéria, ou os pais pedem que ela seja dada. E possível também que tenhamos ido a um congresso ou seminário e ouvimos uma boa palestra de um especialista sobre o assunto. Seja qual for o caso, e muito importante pensar bastante nos assuntos que pretendemos abordar, em nosso tempo de aula.
A não ser que você de uma aula puramente recreativa (e não e errado fazer isso, de vez em quando), um bom conteúdo bíblico e necessário para que os alunos saibam em que crêem e por que crêem. Quer nosso plano seja dar a matéria numa só aula, ou numa serie de quatro, ou em um ano, comecemos perguntando: "Que conteúdo quero comunicar?"
Essa pergunta vai apontar-nos o alvo - aquilo que queremos que nossos alunos aprendam, sintam e façam quando terminamos a aula.
Uma vez identificados um ou mais tópicos, estamos preparados para o segundo passo: criar um plano de ação para comunicar o conteúdo.

2 - DE AÇÃO À SUA TURMA

Quando penso nos vinte anos em que freqüentei escola dominical, um fato se destaca: não consigo me lembrar de uma palestra sequer. Mas me lembro muito bem do dia em que ficamos quase congelados, ao sairmos à rua para aprendermos a ter compaixão dos desabrigados. Também me recordo da ocasião em que a nossa classe se reuniu num sopão da cidade, e dos debates sobre a evolução e a criação. Outra coisa de que me recordo foi de quando estudamos o livro de Jonas dramatizando-o, e da sessão de perguntas e respostas sobre sexo, com um casal recem-casado que se sentia meio acanhado. Também me lembro de como a minha fé foi provada na primeira vez que dei uma aula.
Muitas aulas de escola dominical não funcionam porque passamos diretamente da escolha do assunto à apresentação da aula. Assim uma aula que poderia ser uma experiência de aprendizagem criativa, diversificada, cheia de ação, torna-se um monologo entediaste.
Pense como foi seu próprio desenvolvimento na fé. De que tipos de lições você se lembra? Quais as aulas que causaram mais impacto em sua vida? A maioria se recorda daquelas que exigiram nossa participação, onde tivemos de fazer alguma coisa.
Você pode adicionar ação à sua aula simplesmente diversificando sua maneira de comunicar. As lições ilustradas com objetos, situações simuladas, dramatizações, excursões, discussões, entrevistas, mesas redondas, debates, cadernos de atividades e jogos educativos interessam à turma e ampliam o volume de conteúdo retido.
Alem disso estaremos fazendo como Jesus. Se ele tivesse instruído seus discípulos da maneira como ensinamos as classes da escola dominical, ele os teria levado para dentro de uma sala, sentando-os em filas de cadeiras, colocando ali um flanelografo e dando uma hora de aula. Em vez disso, ele optou por ação. Saiu a campo. Esse e um modelo que vale a pensa seguir.

3 - PROVIDENCIE PARA QUE A TURMA GOZE DE BONS RELACIONAMENTOS
Um conhecido meu que é especialista em crescimento de igrejas tem uma teoria que ele chama de fator amizade. Sua tese e que as pessoas que visitam uma classe de escola dominical assumirão o compromisso de se tornarem alunos, se fizerem amizade dentro do grupo. Os que visitam e não fazem amizades com o passar do tempo desaparecem, por melhor que seja a programação.
Os jovens adoram a companhia uns dos outros. Em vinte anos de trabalho na direção de programa para jovens, ainda não encontrei um que me viesse procurar com o formulário do acampamento ou do congresso para perguntar:
"Ray, qual vai ser o assunto da sua palestra?"
O que eles perguntam (e o que determina se eles vão ou não participar) e:
"Quem mais vai?"
Eles querem ir aonde os amigos vão e onde podem fazer amizades.
A escola dominical oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos. Você pode iniciar (ou encerrar) cada aula separando dez minutos para cumprimentos ou bate-papos. Assim terá tempo de programar uma variedade de atividades divertidas que servirão para unir ao grupo. Pode criar, por exemplo, um comitê de boas-vindas e/ou de acompanhamento, encarregado de escrever bilhetinhos de agradecimento aos visitantes, e também ligar para os que faltaram no domingo. A classe pode comemorar os aniversários e outros eventos.

Ajudar os alunos a formar elos uns com os outros fará com que experimentem o que Jesus quis dizer quando ordenou: "que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei". (Jo 15.12)
4 - PROPORCIONE EXPERIÊNCIA A SUA TURMA
Um amigo me contou algo que lhe aconteceu recentemente quando, pela primeira vez, deixou seu filho encher o tanque no posto self-service. Ele pôs o revolver da bomba na mão do menino e entrou no posto para efetuar o pagamento. Quando voltou, o garoto estava esguichando gasolina no carro todo, ao invés de encher o tanque. (Felizmente, não pegou em ninguém!) Ri com ele sobre a sua experiência (enquanto procurávamos telefones de oficinas), e logo me dei conta de como isso se aplica ao ensino na escola dominical.

Jogar gasolina no carro pode dar certo se a intenção e incendiá-la, mas não o ajudara a ir a parte alguma. O mesmo pode dizer-se da escola dominical. Nosso alvo e ajudar os alunos a introduzir a verdade no coração.

Comecemos pensando em que o conteúdo pode ajudá-los especificamente. Façamos perguntas, como:

"O que quero que meus alunos saibam, sintam e façam?"

"Como esses jovens podem experimentar essas verdades no seu dia-a-dia?"

Em segundo lugar, demos aos alunos a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo. Dentro do período de aula, temos de dar tempo para perguntas sobre a aplicação da lição, como por exemplo:

"O que seria diferente em sua vida se você pusesse em pratica essa verdade em casa? Na escola? Com seus amigos? No grupo de jovens?"

A coisa mais importante que devemos ter em mente, com respeito ao ensino da verdade, não e o que os jovens aprendem, mas como a vida deles poderá ser diferente por causa daquilo que aprendem.

5 - PODEM NÃO LHE DAR PRESENTES, MAS PRECISAM DE VOCÊ

Os evangelistas Tony Campolo e Gordon Aeschliman falam de como muitos paises que passaram por todo o processo de evangelização e abraçaram o evangelho, depois vieram a abandonar a fé crista. Isso também tem acontecido nos Estados Unidos, nos dias de hoje, e tem desanimado aqueles que tentam incutir convicções e caráter cristão nos jovens.

Estamos instruindo uma geração que pode estar mais necessitada da verdade espiritual do que qualquer outra anterior. Da próxima vez que formos tentados a largar tudo, lembremos dos resultados de pesquisa bastante recente, que revelou o seguinte:

 82% das pessoas disseram que a idéia de que "Deus ajuda quem cedo madruga" (isto e, quem salva a pessoa e ela mesma, pelo esforço), foi tirada diretamente da Bíblia.

 66% disseram que não existe verdade absoluta, "tudo e relativo".

 63% foram incapazes de nomear os quatro evangelhos.

 58% não souberam citar nem a metade dos Dez Mandamentos

 58% não sabiam que foi Jesus quem pregou o Sermão do Monte.

a falta de informações convincentes sobre a fé pode levar os adolescentes de hoje a concluir que e impossível sustentar uma fé crista genuína. Ou então, mais provavelmente, nem vão pensar nisso. Quando aceitamos a missão de ensinar na escola dominical, normalmente recebemos um grupo que se acha na fase da vida em que são mais sensíveis à mensagem de Cristo. Nossa grande oportunidade esta exatamente quando eles vêm ´´a igreja. Possa ate não nos trazer presentes, mas um dia ouviremos as palavras: "Bem feito, servo bom e fiel".

6 - RESPONDA ÀS PERGUNTAS DOS SEUS ALUNOS
Geralmente o que e importante e o que e lembrado caminham de mãos dadas. Decorar os livros do Novo Testamento não vai prender o interesse de uma criança de 8 ou 9 anos cujos pais estão se separando. Dificilmente um estudo da vida de Ezequias vai atrair o estudante de 13 para 14 anos que esta lutando para fazer amigos. A historia da Igreja não desperta o rapazinho do segundo colegial que acaba de descobrir que seu melhor amigo possui uma arma guardada junto com seu material escolar.

Ao abordarmos os assuntos difíceis, os problemas pelos quais nossos alunos estão passando, nos os ajudamos a entender a importância e a realidade de sua fé. Não tenhamos medo de encarar as duvidas e os problemas que eles possam estar enfrentando. Os alunos mais novos talvez perguntem:

 Que devo fazer quando ninguém gosta de mim?

 Como devi agir com o valentão da escola que quer bater em todo o mundo?

 Que faço acerca de minhas duvidas sobre ser crente?

 Como posso melhorar minha aparência?

 Como devo reagir diante da separação de meus pais?

 Como vou melhorar as minhas notas?

 Por que não consigo me dar bem com meus pais?

Os adolescentes, por sua vez, podem estar lutando com questões como:

 Por que devo evitar sexo antes do casamento?

 Como Deus pode ser justo e permitir que gente inocente morra?

 E a AIDS, como fica?

 Que ha de errado em tomar bebida alcoólica?

 Por que não devo colar para melhorar minhas notas na escola?

São perguntas para as quais os garotos buscam respostas. E, para alguns deles, saber as respostas e, literalmente, uma questão de sobrevivência.

Aviso: Quando os assuntos são polêmicos, ou "quentes", temos de verificar a posição dos pais em relação a eles, antes de apresenta-los aos alunos. Se você esta planejando uma serie de três aulas sobre sexo, talvez seja bom ter uma reunião com os pais antes (ou mandar-lhes uma carta), propondo uma lista de pontos que planeja abordar. Agindo assim, poderá estar salvando uma vida - a sua!

7 - MANTENHA A CURIOSIDADE DA TURMA AGUÇADA

E domingo de manha em Miami e faz muito calor! Numa sala abafada, com uma voz monótona, o professor começa a ler Marcos 2. E a passagem que fala dos quatro homens que fizeram uma abertura no telhado de uma casa para descer um amigo paralítico na frente de Jesus.

Os alunos estão parados, curtindo um tédio total... ate que ouvem passos no telhado. Em seguida, ouvem o barulho de uma serra elétrica sendo ligada, e o rumor ensurdecedor da serra abrindo um buraco no telhado d sala. Começam a sair os cacos. Os meninos se agitam e o pó se levanta, enquanto quatro homens abrem o telhado com a serra. Depois, e a vez deles. Descem um dos colegas na frente do professor, que sorri e diz: "Filho, os teus pecados estão perdoados. Levanta-te, toma o teu leito e anda". E assim o professor consegue que sua classe acorde a fique atenta!

(Observação: A sala, neste caso, estava para ser reformada. Não tente fazer isso na sua igreja, antes de conversar com o pastor!)

Um dos motivos de os alunos, nesta faixa etária, estarem tão saturados com a escola dominical e que a aula e previsível demais. Eles sempre vão ´´a mesma sala, sentam-se nas mesmas cadeiras, usam a mesma revista, ouvem as mesmas historias, e olham para as mesmas paredes, ´´as vezes com o mesmo mapa da Palestina ou o mesmo versículo em um cartaz.

Quando quebrarmos a rotina e fizermos com que eles perguntem: "Que será que vai acontecer por lá hoje?", teremos uma classe de gente alerta, cheia de expectativas. Da próxima vez que você vir a classe parada, entediada, tente fazer algo inesperado. Combine com algumas pessoas para aparecerem na classe vestidas a caráter., representando os personagens bíblicos da lição.

Seus alunos vão vibrar com as surpresas e, como o professor da Florida que quebrou o telhado da sala, você vai provocar lembranças que durarão muito tempo.

8 - CUIDADO: VOCÊ PODERÁ GOSTAR MUITO DESSA TURMA

Cris era o tipo do menino de escola dominical que, só por estar na classe, já desgastava minha capacidade de ensinar e minha paciência. Não se interessava por nada que quiséssemos apresentar. Falava o tempo todo, e nada do que dizia era para ajudar. Ele era um constante fator de distração para os outros alunos. Tinha ganhado o apelido de "Papa-inseto", por causa do habito de engolir qualquer inseto que os colegas passassem para ele. Minha vontade era que ele fosse comandado por controle remoto, para eu ter o prazer de "desliga-lo".

Semanas depois do inicio das aulas, quando ele já vinha comparecendo regularmente, seus pais, que iriam ficar fora uma semana (será que era por que não aguentavam mais?), sem mais nem menos, pediram que eu ficasse com o Cris durante o fim de semana. Concordei, porque não tinha saída. E foi com a imagem de um par de algemas na mente que recebi o "Papa-inseto", que se instalou em minha casa.

Mas tive uma tremenda surpresa! Tivemos um tempo maravilhoso! Por trás daquela fachada de insegurança, descobri um garoto que era muito boa companhia. Jogamos bola, fizemos lanches (sem insetos), assistimos a fitas, nos divertimos a valer! Por ele gostar de conversar (o que na aula me aborrecia), era ótima companhia para um papo. Na metade daquele fim de semana me surpreendi quando percebi que gostava da companhia do Cris.

Faz tempo que sai daquela igreja, mas sempre que vou ´´aquela cidade faço questão de procura-lo. Fique de olho nos jovens de sua classe, pois você poderá conquistar boas amizades, para a vida inteira.

9 -SE TIVER DUVIDA, DIGA: "NÃO SEI."
´´A medida que meus filhos estão crescendo, suas perguntas ficam cada vez mais interessantes:

"A que distancia do teto a mosca se vira para pousar nele?"

"Quantos anos Deus tem?"

"Que ha do outro lado do céu?"

Quando você aceitar o cargo de professor na escola dominical, e bom ir se acostumando com o fato de que vai ouvir muitas perguntas a que não poderá responder. Meu filho de seis anos me perguntou por que Deus colocou o nariz - uma coisa comprida, e que ´´as vezes escorre - de cabeça para baixo e logo acima da boca. Ha coisas para as quais não temos mesmo nenhuma resposta adequada.

Nessas horas, o melhor a fazer e ser sincero, e dizer:

"Não sei".

Admitir que não sabemos tudo pode ser intelectualmente humilhante, mas e um presente muito legal para os seus alunos.

Quando dizemos "Não sei", estamos criando uma atmosfera de liberdade. Como os alunos compreendem que não são obrigados a saber tudo, sentem liberdade de perguntar o que quiserem, uma vez que você já os livrou do peso de aparentar que sabe tudo. Eles vão reconhecer também que não saber tudo faz parte da vida, e que podem perfeitamente viver para Cristo antes de obter as respostas de todas as perguntas.

Alem disso, eles vão ser forçados a pensar por si próprios e vão sair da sua classe com uma fé pessoal. Será que não foi por isso que Jesus, em tantas ocasiões, respondeu a uma pergunta fazendo outra?

A propósito, eu tenho, sim,. uma resposta para as perguntas sem respostas dos meus filhos. Simplesmente digo a eles que perguntem a seus professores da escola dominical!

10 - TENTE ALGO EXAGERADO
Certo dia, na hora do recolhimento da oferta numa igreja da minha região, três homens de roupa preta e encapuzados entraram de repente e avisaram:

"Não se mexam! Isso e um assalto."

Depois de exigir o dinheiro das pessoas que ali estavam paralisadas de susto, saíram, levando a filha adolescente do pastor como refém.

Depois que os ladrões saíram, o pastor explicou à congregação, que estava horrorizada, que fora tudo um arranjo dele para demonstrar como as pessoas que não dão o dizimo roubam a Deus. Disse que era igual ao roubo que acabavam de testemunhar.

Talvez o pastor dessa igreja tenha exagerado um pouco, pois pouco tempo depois teve de procurar outra igreja. Entretanto, sem duvida, ele conseguiu prender a atenção do povo.

Ensinar a Bíblia ´´a garotada e mante-la acordada e, igualmente, muito difícil. Um método de conseguir as duas coisas e tentar o exagero. Ha uns seis meses levei alguns de meus alunos para praticar jumping. Não só consegui a atenção deles, como foi uma ótima lição pratica sobre o salto da fé que precisamos dar!

Observação: Não se esqueça de pedir a permissão dos pais antes de partir para qualquer atividade muito fora do comum!

11 - A AULA DEVE SER DIVERTIDA

Certo dia um amigo meu assistiu a uma reunião de adolescentes que foi um verdadeiro desastre. O programa foi tão chato que quase precisaram ligar para o 192 (Pronto-Socorro) durante uma brincadeira de pegar maça com a boca, dentro de um tacho de água, porque dois dos meninos adormeceram e quase se afogaram. Mais tarde meu amigo soube que o conselho da igreja tinha estabelecido que o Catecismo de Heidelburg seria o tema dos estudos da escola dominical para a classe de adolescentes. Mais maçante, impossível! (Como diz meu amigo David: eu não estou inventando isso).

Se usamos jogos e brincadeiras para iniciar outros programas; por que não a escola dominical? Eles podem ser ate mais úteis na escola dominical, onde e provável que a maioria dos presentes esteja ali porque alguém os obrigou. Quando bem feito, um bom jogo ou brincadeira quebra-barreiras e traz sorrisos a rostos desinteressados.

Para muitos jovens a idéia de se divertir esta sempre ligada a fazer alguma coisa ilegal, prejudicial ou eletrônica. Um dos grandes presentes que podemos lhes oferecer e criar um ambiente em que aprendam a brincar, rir e divertir-se juntos. Esse tipo de ambiente atrai os adolescentes ´´a fé crista.

Por isso, não de atenção ´´aquela voz que aparece no fundo de sua mente, insistindo em que a escola dominical não deve ser divertida. Ela pode ser muito agradável sim!

12 - MELHORAR FAZ BEM

Certa vez, apos uma aula de escola dominical, uma menina de 13 para 14 anos (por que será que os adolescentes dessa idade são sempre tão sinceros?) chegou-se para mim, e disse:

"Ray, a aula foi ótima nos primeiros cinco minutos, mas depois ficou chata."

Assim que a excomunguei da minha classe (brincadeirinha), fiquei pensando no que dissera e percebi que eu havia contado todas as historias divertidas na introdução. Realmente, dei de tudo para atrair a atenção deles, mas não consegui mantê-la. A avaliação sincera daquela garota ajudou tanto meu modo de ensinar, que estou ate pensando em permitir que ela retorne às aulas.

O processo de avaliação nos capacita a descobrir ate onde estamos alcançando nossos objetivos de ensino, e onde e que podemos melhorar nossa abordagem e nossos métodos. De vez em quando costumo gravar minha aula, ouvindo mais tarde a fita. Isso sempre me deixa meio desconfortável, mas saio com uma nova percepção daquilo que preciso fazer para melhorar.

Regularmente também peço aos meus alunos e colegas que me avaliem. Dou-lhes o Formulário de Avaliação do Ensino (no final do livro), e mando que o preencham apos a aula. Depois peço que conversem comigo sobre ele. A avaliação em geral não e algo divertido, mas assim como um remédio, produz crescimento e resultados saudáveis.

13 - DEIXE OS ALUNOS ESCOLHEREM O CONTEÚDO

Alguns anos atrás, fiquei frustrado com a total falta de interesse que meus alunos demonstravam em qualquer coisa que fizéssemos na escola dominical. Um dia, ao me queixar com um amigo empresário, com uma pergunta, ele foi direto à raiz do problema:

"Quem escolhe os tópicos ensinados nas aulas?"

Com muito jeito, ele fez-me ver que e natural as pessoas não demonstrarem interesse quando não se acham envolvidas no processo decisório.

Na semana seguinte, levei os alunos para minha casa e fiz uma pesquisa. Dei a cada um uma lista de assuntos, e deixei que escolhessem os três mais interessantes. Fiz uma lista dos assuntos selecionados e depois deixei a classe inteira votar neles. Os seis assuntos mais votados tornaram-se os tópicos dos seis domingos seguintes. Não houve milagres, mas foi surpreendente descobrir como melhorou o grau de interesse da classe durante esse período.

Geralmente os alunos se mostram desinteressados porque não puderam dar palpite na escolha do que estão estudando. A pesquisa e uma boa maneira de você descobrir de que e que seus alunos necessitam e eles, por sua vez, vão se sentir como se a escola dominical fossem um pouco mais deles.

No final do livro, apresento minha pesquisa "Escolha os Assuntos" (paginas 116-118), dividida em quatro categorias: Bíblia, Crescimento Espiritual, Tópicos Quentes e Técnicas Para a Vida. Você pode usa-la com sua classe, ou elaborar sua própria pesquisa. De qualquer forma, vera como o nível de interesse da turma cresce quando eles mesmos ajudam a escolher o currículo.

14 - ACRESCENTE TÉCNICAS PARA DAR VIDA AO SEU CURRÍCULO
Bill ama a Jesus. Falta a igreja desde que era pequenino. Já foi a todos os retiros, ora, canta no conjunto de jovens, esta se preparando para ser membro da igreja, não falta à escola dominical, e no momento esta decorando o livro de Cantares de Salomão. Mas não se da com os amigos, perdeu a media em duas matérias, nunca tem dinheiro, não sabe cuidar do saldo bancário, nem trocar um pneu, nem usar computador.

À medida que cultivarmos a convicção crista em nossos alunos, também precisa ajudá-los a desenvolver suas habilidades. Para aqueles que têm idade entre 10 e 12 anos, isso pode implicar aprendera arrumar seu quarto ou usar um computador, saber participar de atividades esportivas ou administrar sua mesada, ou mesmo combinar com seus irmãos.

Para os jovens, as possibilidades são infinitas. Alguns vão cuidar do talão de cheques, ajustarem o carburador do carro, trocar um pneu, elaborar um currículo, procurar um emprego (mesmo que temporário), gastar bem seu tempo, melhorar as notas.

Talvez você descubra que à medida que os estudantes desenvolvem técnicas de vida, porem usa-las na escola dominical. Na minha igreja, alguns dos videoteipes que mostramos na classe são filmados e editados por um estudante que aprendeu a usar o equipamento na própria igreja. (Um dia desses talvez eu lhe peça para me ensinar a acertar o relógio do meu vídeo).

15 - QUEBRAR ESPELHOS E ABRIR JANELAS
Alguém descreveu nossos alunos de hoje como sendo uma geração Kodak: muito tempo de exposição e pouca revelação. Alem disso, são muito voltados para si mesmos. Temos de ajudar essa turma a quebrar espelhos e isso pode começar na própria classe da escola dominical, para que deixem de se preocupar consigo mesmos e comecem a agir. Os mais novos podem ajudar na disposição das cadeiras, na organização da sala, podem fazer a oração de abertura e a arrumação ao final da aula. A maioria dos alunos mais velhos consegue recepcionar visitantes, dirigir brincadeiras ou discussões e procurar relacionar-se com os visitantes visando a que voltem outras vezes.

Podemos criar uma equipe de liderança estudantil para prestar serviços durante a aula. Coloque no papel algumas equipes (de boas-vindas, acompanhamento aos visitantes, decoração, musica, mídia, etc.) e deixe cada aluno escolher aquela em que deseja atuar. Periodicamente, separe alguns minutos durante a aula para que as equipes façam seu planejamento.

A classe pode também prestar serviço à comunidade e ao mundo. Ha uma classe de escola dominical que, a cada quinze dias, durante o horário da aula, faz visitas num hospital de pacientes em recuperação. Outra classe de crianças apadrinha um menor através de uma organização chamada Compassion International (Compaixão Internacional). Uma outra classe de adolescentes "adota" um pais por ano. Eles põem um grande mapa daquele pais na sala, dão as previsões do tempo semanalmente, oram por aquele pais e, de vez em quando, organizam telefonemas da classe para missionários de lá.

Abrir uma janela de serviço cristão pode despertar crianças que se acham indiferentes, levando-as a aprender lições que durem a vida inteira.

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