BOAS-VINDAS

BEM-VINDOS,ESPERO ATRAVÉS DESTE CANTINHO,TRAZER PARA VCS QUE TRABALHAM COM OS PEQUENINOS DO SENHOR,NOVIDADES QUE IRÃO VOS AJUDAR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS. E PARA VC QUE AMA NOVIDADES E COISINHAS FÁCEIS DE FAZER,ESSE CANTINHO TAMBÉM É SEU!

PLAQUINHA

CANÇÕES PREFERIDAS

quarta-feira, 3 de abril de 2013

EBD ANIMADA!!!







AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DA ESCOLA DOMINICAL

1. Bem-aventurado o aluno que não falta a Escola Dominical
2. Bem- aventurado o aluno que está à hora certa, na Escola dominical
3. Bem- aventurado o aluno que traz consigo a sua Bíblia à Escola Dominical.
4. Bem- aventurado o aluno que traz sempre a lição estudada.
5. Bem-aventurado o aluno que pratica o que aprende na Escola Dominical.
6. Bem-aventurado o aluno que dá lição prática na Escola Dominical.
7. Bem-aventurado o aluno que traz outros à Escola Dominical
8. Bem-aventurado o aluno que consagra amor à sua Escola dominical.
9. Bem-aventurado o aluno que contribui com suas ofertas para Escola dominical.
10. Bem-aventurado o aluno que ora com fervor pela Escola Dominical.


(Eu fiz assim: escrevi as 10 bem-aventuranças em 10 cartazes, e fiz mas 10 cartazes com desenhos referentes a cada bem-aventuranças, dai enquanto alguém lê, as crianças vão passando na igreja com os cartazes. Vc pode também antes disso ler ou recitar uma dessas poesias.) 

POEMAS:

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
de: Maria Lemos


Salve! Escola Bendita,
Onde se aprende a verdade!
Sabedoria infinita,
O verbo da Cristandade.

Bendita Escola!
Onde os povos
Se podem matricular.
Ricos, pobres e famintos
A todos quer ensinar!

Muitos são os seus alunos
Aqui e em todo o mundo!
O seu precioso ensino
É mui fácil, mas profundo!

Grande e florescente Escola,
Que uma só ciência tem!
E por toda a humanidade
Espalha as rosas do bem.

Salve! Escola Bendita.
De poder universal!
Bendita seja pra sempre
A Escola Dominical.



AS DUAS ESCOLAS
Diálogo para meninas
Cenário: Uma encruzilhada.

De manhã. Uma menina em traje escolar, representando a Escola primária, entra pela esquerda, sobraçando uma cartilha e trazendo uma lancheira na mão esquerda. Outra, em traje simples , de passeio, representando a Escola Dominical, entra pela direita, sobraçando uma Bíblia e cantando, à meia voz:)


E.B.D. - Eu sou da Igreja de Cristo
A Escola dominical,
Que levo a todas as almas
O ensino celestial.

E.P. - Bom dia, minha amiga! aonde vais apressada?Ainda é cedo, não vês?
Não há ninguém na estrada;conversemos um pouco e falemos em tudo,
Tudo que diz respeito às belezas do estudo.

E.B.D. - Tenho pressa; preciso ir a um subúrbio pobre,
Cumprir uma missão hulmide, porém nobre:
Levo à mocidade uma boa lição,
O prêmio de um conselho, um pedaço de pão
E a palavra de fé que encoraja e seduz,
Na bondade de Deus e no amor de Jesus.
Mas... quem és, afinal?

E.P. - Eu sou a Escola Primária
.É grande meu dever, minha missão é vária:
Fazer uma criança uma útil criatura;
Inicio-a no edifício ao lado da leitura;contando-lhe da Pátria os feitos de heroísmo,
Faço, nascer-lhe n'alma o são patriotismo,
E, dirigindo-a assim por um caminho reto,
Abro-lhe a porta azul do reino do Alfabeto,
Onde vive a cantar, onde vive a esplender
A divindade da arte e a glória do saber

E.B.D.-É verdadeiramente altruísta o teu destino!
Moldas, em cada ser, com o escopo do ensino,
O caráter que tem na força do direito
O único ideal do cidadão perfeito
Que trabalha e que luta em prol da humanidade.

E.P. - No entanto, mais sublime é a tua caridade!
Eu, pelo bem da Pátria, ensino o principal...
Mas a ti, só te move o amor universal;A todo coração ensinas a ser puroPara alcançar o céu...
Tua glória é o futuro,O futuro melhor que se prometa a alguém
a justiça do amor e o código do bem.

E.B.D. - Irmanemos, pois, na missão benfazeja
- Tu , Escola da Pátria; eu, Escola da Igreja
De oferecer ao mundo, o bálsamo eficaz
Desse amor fraternal, que é o símbolo da paz.

E.P. - Pela Pátria terrestre, esforça-me-ei em tudo
Pra dar à mocidade as riquezas do estudo.

E.B.D. - E eu, seja na cidade ou no sertão agreste
Eu sigo a trabalhar pela Pátria celeste,
Pregando em toda parte o evangelho da cruz
E oferecendo ao mundo o perdão de Jesus.
(Saem juntas, cantando, pelo caminho da direita.)

E.B.D. - E E.P. - Sigamos, pois, irmanadas
Em nossa nobre missão.

E.P. - Eu, ensinando o alfabeto!

E.B.D. - Eu, pregando a salvação!



JOGRAL

TODOS
Senhores: apresentamos uma escola original. É o nome que lhe damos: Escola Dominical.
CRIANÇA
Eu gosto dela, vos digo, pois me trata com atenção.Lá, todo mundo é amigo e aprende boa lição.
JOVEM
Eu encontro companheiros e ensino pra minha idade. São os mestres conselheiros, que nos guiam à verdade.
ADULTO
Tenho também bom proveito para a mente , o coração. Lá aprendo o que é direito, e conduz à boa ação.
CRIANÇA
Minha classe de criança, adequada à minha mente, tem lição conveniente, por isso nunca me cansa.
JOVEM
Na classe da mocidade, a mente não tem algemas. Tenho toda a liberdade de discutir meus problemas.
ADULTO
Na minha classe de adulto, homem iletrado ou culto, qualquer um tem permissão de discutir a lição.
CRIANÇA
Vou nessa escola aprendendo, com gosto, com alegria, como poderei, crescendo, ser um bom cristão, um dia.
JOVEM
Se todo moço cuidasse de nessa escola querida não faltar à sua classe seria feliz na vida. ADULTO
Se toda adulta pessoa esta escola freqüentasse, veria quanto ela é boa, quanto fruto dela nasce!
TODOS
Amigos: apresentada aos homens, à garotada, a Escola Dominical, vos dizemos afinal: “Vinde todos aprender ensinamento profundo. Venham todos se inscrever na maior escola do mundo!”


AS DUAS ESCOLAS UMA FELIZ E OUTRA TRISTE


Preparação:- Use flanelógrafo- prepare em cartolina ou papel cartão o desenho da escola "escola triste" e da "escola alegre"- prepare também em cartolina flores pintadas com guache;- cole flanela ou lixa atrás para que as figuras possam aderir ao flanelógrafo.

Dramatização:
Dirigente:Porque hoje é o Dia da Escola Dominical, vamos contar-lhes a história da experiência de uma Escola Dominical.
( Enquanto as crianças fazem a leitura, o dirigente coloca no quadro a figura da Escola Triste)

Leitura (por cinco crianças)

1ª - Era uma vez uma Escola Dominical muito triste.

1ª, 2ª, 3ª, - Muiiiiiiiito triste mesmo!
1ª - Rosto comprido...
2ª - Olhos baixos...
3 ª- Sem sorriso...
Todas: Por que seria?
4ª - Havia muitas razões.
5ª - Começava pelo horário. Ela nunca começava nem terminava na hora certa.

1ª - Os professores não se preparavam para ensinar a lição.
2ª - Os alunos chegavam atrasados.
3ª - Não traziam ofertas. Perdiam as revistas.
4ª - Das Bíblias? Ninguém se lembrava.
Todas: POBRE ESCOLINHA TRISTE!!!

3ª - E para cantar?
1ª - desafinados...
5ª - desanimados...
2ª - E na hora da oração?
4ª - Crianças conversando... Gente saindo e entrando...
Todas: POBRE ESCOLINHA TRISTE!!!

5ª - Quando aparecia um visitante...
1ª - ninguém lhe cumprimentava,
2ª - não lhe indicavam um lugar, nem lhe ofereciam uma revista.
3ª - E o visitante nunca mais aparecia.
Todas: POBRE ESCOLINHA TRISTE!!!(intervalo, com música pesada e triste)

Dirigente: Mas o tempo passou, e um dia...(trocar no quadro a figura da "Escola Triste" pela "Escola Alegre")

Dirigente: Um dia, que alegria!!! Tudo mudou. A Escola Triste, alegre ficou... Mas, o que foi? O que aconteceu? Foi um milagre? (outras 5 crianças vão chegando e colocam flores ao redor da Escola Alegre, dizendo o que significam:)
1ª - A Escola agora começa e termina suas atividades na hora.
2ª - Os professores não faltam e se preparam para ensinar.
3ª - Os alunos são assíduos e pontuais.
4ª - Todos prestam atenção na hora da lição.
5ª - Cantam com alegria. Há silêncio na hora da oração.
3ª - Trazem flores. Dão ofertas.
1ª - Os visitantes são recebidos com alegria.

Dirigente:E nunca mais aquela Escola ficou triste. É agora uma Escola viva, que cumpre a sua missão.

Todos: ( Cantam com a música do hino "Avante, Avante ó crentes":)
"Agora aquela Igreja, cumpre a sua missão,
Ensina a todo mundo viver como cristão.
Seguindo o exemplo do melhor Professor,
Ensina a todo mundo a praticar o amor."

Duas crianças falam:
1ª - E a nossa Escola, como é que é?Desanimada? Ou forte, de pé?
2ª - Vamos todos prometer, nesta data especial,
Amar e tudo fazer pela nossa Escola Dominical.

JOGRAL DECORADO

Todos: Vamos contar para todos
Nesta data festiva,
Por que tanto amamos
A Escola Dominical

1ª Criança: Amo a Escola Dominical porque nela eu aprendi que DEUS ME AMA.Está escrito: “Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí”. Jeremias 31.3

2ª Criança: Amo a Escola Dominical porque nela eu aprendi que DEUS ME GUARDA.Está escrito: “o Senhor é quem te guarda; o Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”. Salmo 121:5 e 8.

3ª Criança: Amo a Escola Dominical porque nela eu aprendi que DEUS ME AJUDA.Está escrito: “ Porque Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que Eu te ajudo”. Is. 41.13

4ª Criança: Amo a Escola Dominical porque nela eu aprendi que DEUS ME ENSINA.Está escrito: “Vinde, e subamos na casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos”. Malaquias 4.2

5ª Criança: Amo a Escola Dominical porque nela eu aprendi que DEUS ME DÁ SABEDORIA. Está escrito: “ Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente”. Tiago 1.5

Todas: Um pedido nós fazemos
Ao bom Pai celestial (em atitude de prece)
Abençoa Deus amado,
A Escola Dominical!


NA ESCOLA DOMINICAL

Todos: Nós, as crianças da Escola Dominical, dizemos com muita alegria: Benvindos! Benvindos todos hoje aqui!

1ª Criança - A vocês já mais crescidos;
3ª Criança - A vocês queridos professores;
4ª Criança - O nosso abraço de carinho e amizade.
2ª Criança - Hoje é o "Dia da Escola Dominical".

Todos: Dia de alegria! Dia de gratidão!

1ª Criança - Obrigado, ó Deus, pela existência da Escola Dominical;
2ª Criança - Obrigado, ó Deus, porque através da Escola Dominical temos aprendido do teu amor.
3ª Criança - Como Deus é bondoso e está sempre cuidando de nós!
4ª Criança - Como Deus é amigo e quer que cuidemos uns dos outros!

Todos: Como uma grande e bonita família que se quer bem!

2ª Criança - Na Escola Dominical temos conhecido Jesus e seus ensinamentos:
3ª Criança - Como Jesus cuidou das crianças, das mulheres, dos doentes.
4ª Criança - Como Jesus pediu que seus seguidores pudessem continuar fazendo este trabalho de cuidar uns dos outros.
1ª Criança - Na Escola Dominical aprendemos como o Espírito Santo fortalece nossa fé em Deus e nosso trabalho para que o mundo seja melhor.
2ª Criança - Na Escola Dominical nós aprendemos sobre o Evangelho do Reino de Deus.

Todos - Escola Dominical precisamos muito, muito de ti!

4ª Criança - Escola Dominical, somos gratos a Deus pelas lições, pelos exemplos...
2ª Criança - pelos amigos, pelos professores...1ª criança - pelas horas alegres que aqui passamos...
3ª Criança - vamos todos dizer bem alto: Bendita sejas, Escola Dominical!

Todos: Bendita seja, Escola Dominical!

Marcadores: DICAS PARA EBDEBDHISTÓRIASJOGRAISTEATRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário